Sitrampa questiona obrigatoriedade do uso de celular pessoal para registro de ponto
O Sitrampa encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde questionando a determinação de que os servidores utilizem seus aparelhos celulares pessoais para registrar o ponto por meio de um aplicativo.
A prática contraria o acordo inicial de que o uso do aplicativo seria opcional, com as secretarias responsáveis por garantir a infraestrutura necessária. No documento, o sindicato destaca que a Secretaria Municipal de Saúde está exigindo o download do aplicativo nos celulares dos trabalhadores.
O sindicato argumenta ainda que os servidores não são obrigados a utilizar dispositivos pessoais para fins laborais e que a Prefeitura deve fornecer equipamentos adequados para cumprir essa finalidade, como terminais de registro nos locais de trabalho.
O ofício também ressalta a necessidade de diálogo com os trabalhadores antes da implementação de medidas desse tipo, além da importância de garantir ferramentas de trabalho adequadas sem ônus para os servidores.
O sindicato solicitou esclarecimentos sobre como a Secretaria de Saúde pretende resolver a questão. Porém, até o momento, não houve nenhuma resposta sobre o assunto.