Agentes de Combate e de Controle de Endemias de Palhoça atuam para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue

A direção do Sitrampa parabeniza os Agentes de Combate e de Controle de Endemias de Palhoça pelo trabalho incansável que vem sendo desenvolvido para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O município vive atualmente uma epidemia da doença e os trabalhadores atuam diuturnamente realizando vistorias nas residências a partir de casos notificados, palestras nas escolas, mutirões de limpeza e aplicação de inseticida em áreas pré-estabelecidas.

Uma das ações que vêm sendo praticadas pelos Agentes é a utilização do inseticida Cielo, recomendado apenas em situações de emergência, como surtos, epidemias e atividades de bloqueio de transmissão por meio da redução de populações adultas do Aedes Aegypti possivelmente infectadas com arbovírus.

Pelo fato da aplicação a ultra baixo volume ter como alvo somente os insetos adultos que estiverem em vôo no momento da pulverização do inseticida, e por ele forem ungidos, a eficiência está condicionada à inúmeros fatores, como o clima, as condições dos equipamentos, a vazão, a faixa efetiva de aplicação, a habilidade do operador, a velocidade de aplicação, entre outros.

Mas atenção!

O inseticida Cielo é um agente químico composto por piretróide e neonicotinóide, e, portanto, pode oferecer riscos e efeitos tóxicos agudos se inalado ou em contato com a pele. Para os riscos e efeitos tóxicos crônicos não foram encontradas evidências de carcinogenicidade e toxicidade reprodutiva relacionados aos ingredientes ativos presentes no produto.

No dia 18 de março, foi realizada uma ação no bairro Caminho Novo com aplicação do inseticida e visitas casa a casa para orientação e verificação de pessoas doentes, bem como possíveis focos do Aedes aegypti. O trabalho começou às cinco horas da manhã. A Agente de Combate à Endemias Glauce Vieira Marques ressaltou que, enquanto muitos ainda dormem, a equipe já iniciou o trabalho pela cidade. Ela também destacou que a Secretaria Municipal de Saúde tem colaborado com as ações e apoio aos trabalhadores e trabalhadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 5 =