Novembro Azul: Sitrampa apoia a campanha

O Sitrampa apoia e se engaja em mais uma campanha muito importante, o Novembro Azul, que dedica este mês à conscientização dos homens sobre os cuidados com a saúde, com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente em homens brasileiros depois do câncer de pele.

O que é o Câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que contribui para produção e armazenamento do sêmen. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata.

Como se cuidar

Exame da próstata

Apesar dos altos índices de cura se identificarem na fase inicial, por conta do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma taxa alta de óbitos.

Fazer check-up regular

Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias, o urologista deve ser consultado.

O Sitrampa alerta que os servidores de Palhoça podem se afastar para realizar exames dessa natureza conforme os estatutos abaixo. Confira:

Estatuto Civil (Lei Complementar 096/2010)

Art. 84 Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

I – por 01 (um) dia, para doação de sangue;

II – por 01 (um) dia, para se alistar como eleitor ou regularizar situação eleitoral pendente;

III – por 01 (um) dia, para que possam efetuar exames preventivos de câncer de mama e de colo uterino para as servidoras e exame preventivo de câncer de próstata e de cólon (intestino grosso) para os servidores.

IV – Fica instituído aos servidores públicos do município de Palhoça, 01 (um) dia de ponto facultativo por ano de trabalho, para que possam efetuar exames preventivos de câncer de mama e de colo uterino para as servidoras e exame preventivo de câncer de próstata e de cólon (intestino grosso) para os servidores.

  • 1º O dia de que trata o caput deste artigo poderá ser definido pelo próprio servidor, desde que previamente autorizado pela respectiva chefia imediata.
  • 2º O funcionário que desejar gozar do referido benefício, deverá encaminhar ao setor de Recursos Humanos de seu órgão de trabalho comprovante contendo a data e o tipo de exame realizado.

Estatuto do Magistério (Lei Complementar 097/2010)

Art. 108 Sem qualquer prejuízo poderá o profissional da educação ausentar-se do serviço:

I – por 01 (um) dia, para doação de sangue;

II – por 01 (um) dia, para se alistar como eleitor ou regularizar situação eleitoral pendente;

III – Fica instituído aos profissionais da educação públicos do município de Palhoça, 01 (um) dia de ponto facultativo por ano de trabalho, para que possam efetuar exames preventivos de câncer de mama e de colo uterino para as profissionais da educação e exame preventivo de câncer de próstata e de cólon (intestino grosso) para os profissionais da educação.

  • 1º O dia de que trata o caput deste artigo poderá ser definido pelo próprio profissional da educação, desde que previamente autorizado pela respectiva chefia imediata.
  • 2º O profissional da educação que desejar gozar do referido benefício, deverá encaminhar ao setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, comprovante contendo a data e o tipo de exame realizado.

Saiba mais sobre a campanha

O dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Não deixe de realizar seus exames periódicos: eles podem salvar a sua vida! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × quatro =