Sitrampa apoia a campanha Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama
Promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama é um dos principais objetivos da campanha
Maior causador de morte na população feminina do país, o câncer de mama precisa ser tema de debate constante na sociedade. Nesse sentido, a campanha Outubro Rosa é extremamente relevante, pois busca sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Além de ser a causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Instituto destacou, também, que neste ano de 2022 podem surgir 66 mil novos casos da doença.
Diante dessa triste realidade, o Sitrampa alerta sobre a importância do diagnóstico precoce para possibilitar a cura da doença. Segundo especialistas, a identificação precoce de um câncer de mama possibilita chance de cura de até 95%. Portanto, as mulheres precisam realizar exames frequentes como forma de precaução e cura.
Confira cinco sinais de alerta
– retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja;
– saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã;
– vermelhidão da pele da mama;
– pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço e
– inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local.
Faça o autoexame
Apalpe as mamas diariamente para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure um médico. Vale destacar que o autoexame não substitui as consultas de rotina ao médico. A mamografia ainda é o método mais eficiente para detectar o câncer de mama de maneira precoce.
Previna-se contra o câncer de mama!