Sitrampa participa da campanha Setembro Amarelo, que neste ano tem como lema “A vida é a melhor escolha!”

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o Sitrampa está engajado na campanha Setembro Amarelo, cujo lema deste ano é “A vida é a melhor escolha!”. O objetivo é conscientizar sobre a importância da vida diante de um tema ainda visto como tabu, que é o suicídio. A maioria da população não sabe como lidar com este assunto. 

É preciso estar atento ao comportamento das pessoas próximas que estejam passando por momentos difíceis e expressem algum sinal de que precisam de ajuda.

A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil no ano de 2015, num projeto desenvolvido em conjunto com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A mobilização não se restringe apenas ao Brasil, mas é um movimento mundial que busca, além de conscientizar a população sobre a realidade do suicídio, mostrar que existe a prevenção em mais de 90% dos casos.

Estatísticas no Brasil

Segundo informações publicadas no site oficial da campanha, no Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer, segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV). O suicídio é considerado um problema de saúde pública. Portanto, é chegada a hora de buscar informações sobre como é possível ajudar quem está sofrendo.

Saiba como ajudar

A Associação Brasileira de Psiquiatria recomenda que as pessoas busquem auxílio procurando profissionais listados no site da campanha. Além disso, outra forma de buscar ajuda é ligar para o número 188, do CVV. É possível fazer a ligação de todo o território nacional, 24 horas por dia em todos os dias da semana e de forma gratuita.

Seminário

Nos próximos dias 12, 13 e 14, das 9h às 18h, será realizado o 2º Seminário Sofrimento Mental e Suicídio: Estratégias de Enfrentamento no Trabalho, organizado pelo Ministério Público do Trabalho e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio de diversas entidades. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do MPT de Campinas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × um =