O Sitrampa encaminhou ofício às secretarias municipais exigindo o cumprimento integral da Norma Regulamentadora 32 (NR 32), que estabelece diretrizes para a segurança e saúde dos trabalhadores em todos os locais de trabalho. A solicitação inclui a implementação de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores.
A NR 32, regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, é crucial para reduzir acidentes e doenças ocupacionais. Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (2024) mostram que, em Santa Catarina, 12% dos acidentes laborais em 2023 ocorreram devido à falta de adequação às normas de segurança. Além disso, um estudo da Fundação Jorge Figueiredo (FUNDACENTRO) revela que a capacitação em NR 32 pode reduzir em até 40% os riscos em ambientes de trabalho.
A reivindicação faz parte da data-base 2025. O presidente do Sitrampa, Everton Sotero, reforça que as providências em relação a isso são urgentes, pois a negligência pode colocar vidas em risco e gerar passivos trabalhistas.
Deixe um comentário