História
Com a conquista da Constituição Federal de 1988, os trabalhadores de todo o Brasil, finalmente, conquistaram o direito de organizar-se e lutar junto aos seus sindicatos.
Até então, os servidores públicos de Palhoça não possuíam nenhuma forma ou instituição para organização da categoria.
O SITRAMPA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Palhoça foi fundado no dia 14 de julho de 1989 em assembleia geral da categoria, com 70 servidores presentes nas dependências do Ginásio de Esportes Palhoção.
Na assembleia de fundação do Sitrampa foi eleita a primeira diretoria que conduziu o sindicato de 1989 até 1990, e também foi aprovado o primeiro estatuto.
O sindicato foi um importante mecanismo na defesa e conquistas dos direitos dos servidores, á época sofrendo com forte desvalorização profissional e tendo seus direitos violados. A partir daí, as categorias se organizaram e ao longo dos anos, com manifestações e greves, foram estabelecidos os estatutos dos servidores que passaram a contar com plano de cargos e salários e direitos básicos garantidos.
Filiado a CUT, a FETRAM e a CONFETAN, o SITRAMPA defende a independência do sindicato como um organismo insubstituível no papel de defesa dos interesses da classe trabalhadora.
Confira a ata original: