Uma delegação do Sitrampa participou, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, do XI Congresso da Fetram-SC. O evento encerrou com a aprovação de cerca de 50 emendas, resultado dos trabalhos em grupo realizados no domingo, além da apresentação de moções e da aprovação de uma resolução que reforça a importância do engajamento dos servidores municipais nas eleições de 2026, cobrando dos candidatos compromisso com a democracia, a liberdade sindical e a defesa dos serviços públicos.
O espaço também registrou o protagonismo feminino na luta sindical: 115 mulheres estiveram entre os 173 delegados credenciados. A mística realizada em memória das mulheres vítimas de feminicídio, incluindo Catarina, assassinada recentemente em Florianópolis, reforçou a centralidade da pauta das mulheres para a categoria.
Na segunda-feira (1º), último dia do evento, foi eleita a nova direção que conduzirá a Federação pelos próximos quatro anos. A presidenta Sueli Adriano, do SINTRASEB, foi reeleita e seguirá à frente da Federação até 2029.
O presidente do Sitrampa, Everton Sotero, assume a Secretaria de Comunicação; Artur José Cândido Neto, diretor de Administração de Finanças do Sitrampa, assume a Secretaria de Finanças e Administração da Fetram-SC.
Os dois dias de Congresso foram marcados por debates estratégicos que ajudaram a projetar o plano de ação da Fetram-SC para os próximos anos. A discussão sobre conjuntura nacional e estadual apontou para a necessidade de enfrentar o avanço das políticas de desmonte do Estado e as desigualdades estruturais que afetam os serviços públicos nos municípios.
O lançamento do Dossiê Catarinense das Práticas Antissindicais trouxe dados inéditos sobre a escala e a gravidade dos ataques sofridos pelos sindicatos municipais, revelando um cenário que exige articulação jurídica, política e institucional permanente.
No município de Palhoça, práticas antissindicais também ocorrem, como por exemplo, a criação de entraves para a liberação de mandatos classistas de dirigentes sindicais eleitos, a dificuldade de acesso em certos equipamentos públicos, cerceando a atuação do sindicato, impedindo que os dirigentes conversem com os servidores nos locais de trabalho, não permitindo que materiais informativos sejam fixados ou distribuídos ou que as ações da entidade sejam divulgadas nas unidades.
Os trabalhos em grupo aprofundaram debates sobre saúde, cuidado, educação, retirada de direitos, formação sindical e combate às práticas antissindicais, produzindo contribuições fundamentais para o novo plano de lutas da Federação.
Somados, esses debates reforçaram a necessidade de fortalecer a organização sindical de base, avançar na formação política e construir estratégias conjuntas para enfrentar as ofensivas contra os direitos dos servidores municipais e a própria estrutura do serviço público. O Congresso consolidou a compreensão de que, diante da conjuntura, a unidade, a mobilização e a organização serão decisivas para os próximos anos.
Confira a nova direção eleita:
Diretoria Executiva
Sueli Silvia Adriano (SINTRASEB) – Presidenta
Sandro Luiz Todeschini (SINTRASEM) – Secretário Geral
Everton Carlos da Silva Sotero (SITRAMPA) – Secretaria de Comunicação
Artur José Cândido Neto (SITRAMPA) – Secretaria de Finanças e Administração
Jumeri Zanetti (SINTRAM-SJ) – Secretaria de Formação
Maciel Fernando Frigotto (SINSEJ) – Secretaria de Assuntos Jurídicos
Francisco Eduardo Johnnsen (SINDIFOZ) – Secretaria de Organização Sindical
Alan Evaristo Mengarda (SISETI) – Secretaria de Juventude
Rosélia Tertuliano (SISERP-Criciúma) – Secretaria da Mulher
Leonardo Irineu José de Souza (SINTRAMUBI) – Secretaria de Políticas LGBTQIA+
Raquel Damázio da Costa (SISERP-Criciúma) – Secretaria de Direitos e Combate ao Racismo
Maria Izabel Girotto (SITESPM-CHR) – Secretaria de Política de Saúde
Luciani dos Santos Vieira (SINTRASEM) – Secretaria de Políticas de Educação
Sílvia Helena Miollo (SINTRASEM) – Secretaria de Relações de Trabalho
Suplentes da Executiva
Luciana Guimarães Oppa (SINSEP-JARG)
João Batista da Silva (SISERP-Criciúma)
Vaine Rosali Freese Plautz (SISME-SMO)
Welington Laufer (SINSEJ)
Fabiana Toledo Soares Paiva (SINDEJ)
Sandro da Silva Bitencourt (SINTRASEM)
Jane Becker (SINSEJ)
Everson Mascarello (SITESPM-CHR)
Marcio Luís Corrêa de Oliveira (SINSEJ)
Conselho Fiscal
Reginaldo de Oliveira Bernardo (SISERP-Criciúma)
Marcos Alexandre de Campos (SINTRAG)
Arlete de Souza (SINSPURS)
Suplentes: Márcia Borges Joaquim (SINTERMUT)
Simone de Fátima Jombra Corrêa (SINTSER-FBR)
Luciany José Gonçalves (SINMAC)
Com informações de Pricila Baade, da Assessoria de Comunicação da Fetram-SC

Deixe um comentário