Sitrampa alerta para falhas no Risoluto, sistema de ponto eletrônico da Prefeitura de Palhoça

postado em: Notícias | 0

O Sitrampa enviou ofício à Secretaria Municipal de Educação alertando sobre uma série de falhas e problemas no sistema de ponto eletrônico Risoluto, implementado pela prefeitura de Palhoça. No documento, o sindicato relata que a ferramenta tem se mostrado ineficiente e pode causar prejuízos aos servidores.

O sistema, que passou a ser o único meio válido para o registro de frequência a partir de 1º de setembro, apresenta inconsistências que vão desde a demora no registro das batidas de ponto até o desaparecimento de documentos e justificativas inseridas pelos próprios trabalhadores.

Um dos pontos que mais preocupa é a determinação da prefeitura de que não haverá possibilidade de correções manuais no sistema após o registro. Em contrapartida, a administração municipal coloca a responsabilidade sobre o servidor de conferir diariamente seus lançamentos. A avaliação é de que, se o sistema fosse realmente eficaz, não seria necessário que o trabalhador ficasse monitorando seus próprios registros.

Entre as diversas falhas listadas no documento, destaca-se a demora no registro; a falta de comprovante; o desaparecimento de dados; fotos incorretas; número insuficiente de aparelhos e a instabilidade do sistema.

Para solucionar os problemas, o Sitrampa encaminhou no ofício uma lista de 12 pedidos à coordenadora do Setor de Gestão de Pessoas da Educação.

Confira todos os detalhes das falhas constatadas e dos pedidos feitos pelo Sitrampa diretamente no ofício, acessado aqui.

O sindicato também reforçou que não é obrigação do servidor instalar o aplicativo Risoluto em seu telefone pessoal, cabendo à prefeitura fornecer a ferramenta adequada nos locais de trabalho.

O ofício finaliza solicitando que a prefeitura tome as providências necessárias para garantir que a implantação do novo sistema não cause prejuízos aos trabalhadores, que dependem do registro exato de sua jornada de trabalho para receberem seus vencimentos integralmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =